Curso Premium

(Atendimento Especial e Personalizado - GS Educacional - Fundada em 2009)

Curso de Despacho Aduaneiro

Aprenda Importar e a Exportar Legalmente e Profissionalmente

(Curso à distância com Início Imediato)

No cartão: 550,00 - (até 10x 55,00) - Depósito na conta ou boleto: 490,00

Reconhecimento internacional do nosso trabalho - Conheça aqui

Blog de Comércio Exterior | Galeria de Fotos | Canal do Youtube

WhatsApp: (31) 98411.8218

Seu caminho está aqui, com novas oportunidades e com novas conquistas!

Faça este curso e ganhe também acesso gratuito aos nossos cursos online: Importação para Pessoa Física, Como Vencer na Crise, Inteligência Emocional, Planejamento Estratégico, Relacionamento com Clientes, Segurança na Informática e Vendas.

Objetivo: Capacitar o aluno nos processos de despacho aduaneiro, tanto em operações de exportação como nas operações de importação.

Porque fazer nosso curso à distância: Nosso curso à distância oferece um grande diferencial em relação aos outros cursos que são oferecidos atualmente no mercado pois o aluno é tratado de forma especial. O professor está sempre em contato com o aluno que receberá atendimento individual e personalizado durante todo o curso. O professor responde e corrige rapidamente todas as dúvidas e exercícios e também oferece orientações através do Whatsapp. O material de aulas é muito completo e de simples entendimento. O aluno recebe dicas e orientações para conseguir alcançar seus objetivos pessoais e profissionais e pode estudar nos dias e horários que quiser.

Aviso: Este curso pode ser feito por qualquer pessoa que deseja entender sobre os procedimentos de despacho aduaneiro na importação e na exportação ou qualquer pessoa que futuramente pretenda se tornar um despachante aduaneiro.

Apenas a Receita Federal pode credenciar uma pessoa como ajudante e despachante aduaneiro. O curso irá fornecer conhecimentos para quem desejar aprender a trabalhar na área.

Para se tornar um despachante aduaneiro é necessário seguir a legislação que trata deste assunto. Mais informações sobre os procedimentos necessários para se tornar um ajudante ou despachante aduaneiro serão fornecidas durante o curso.

Podemos indicar um despachante aduaneiro para fazer o vínculo técnico do aluno que deseja se tornar ajudante, mas não assumimos custos junto ao despachante ou fazemos o procedimento de credenciamento do aluno na Receita Federal.

Metodologia: O aluno recebe a apostila pelos correios, estuda através do roteiro apresentado na apostila, mantém contato com o professor através de e-mail, faz e envia os exercícios para correção. Este curso oferece duas aulas opcionais por voz (com duração de uma hora cada aula) usando o Skype. O aluno que entregar todos os exercícios receberá o certificado de conclusão do curso. Durante todo o curso o professor manterá contato com o aluno através do e-mail.

Certificado: O aluno que entregar todos os exercícios do curso estará apto para receber o certificado de conclusão. Nosso certificado é válido para apresentação em todo território nacional e serve como comprovação de currículo. A GS Educacional é uma empresa muito bem reconhecida, valorizada e premiada no Brasil e no exterior, sendo uma das poucas instituições de ensino no Brasil que já ganhou diversas indicações e premiações.

Carga horária: 80 horas/ aula: dividida através da leitura da apostila e dos arquivos do cd-rom, pesquisas na Internet, contato com o professor por email, realização dos exercícios e participação nas aulas on-line pelo Skype.

Prazo: O Prazo para conclusão do curso é de 4 meses após o recebimento do material de aulas mas o aluno poderá concluir o curso antes deste prazo. O prazo total oferecido é apenas um benefício a mais que o aluno vai ter para estudar no seu ritmo e para conseguir concluir o curso.

Material de aulas: Apostila impressa, um cd-rom com material de apoio, acesso ao centro online de treinamento avançado em comércio exterior. Todo conteúdo do curso, o atendimento, as aulas, o material didático, a metodologia, as vídeo aulas e os exercícios práticos foram todos criados e são sempre atualizados.

Vídeo Aulas: Este curso oferece vídeo aulas que foram gravadas pelo professor e que você poderá assistir no horário e no dia que achar melhor para você.

Coordenador: Professor Henrique Mascarenhas - Administrador de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, Certificado em Estratégia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Certificado em Ética pela Fundação Getúlio Vargas em Parceria com a Universidade da Califórnia, Certificado em Didática do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas.

Relatos de Alunos

Curso que fez: Analista de Comércio Exterior

O curso é bom pela sua objetividade. É o que falta nas universidades hoje em dia. A apostila é prática e objetiva, o que é um ganho, pois vai ao assunto diretamente, sem rodeios. isso o torna mais assimilável. Mas se engana quem pensa que apenas por ela se aprende tudo. É necessário dedicação nas aulas e pesquisa em outras fontes para que se saiba com a devida clareza o conteúdo. O Professor é um grande aliado, mas nada substitui a leitura tanto da apostila quanto dos demais textos que nos são passados. Enfim, eu só tenho a dizer que o curso é muito bom, o professor é dedicado, e recomendo para quem quer se aprofundar no aprendizado das coisas do comércio exterior! Leonardo Távora - MG


Curso que fez: Completo de Importação

Henrique,

Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks.

Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a apostila, o curso já supera minhas expectativas, pois, além de um curso, recebemos uma verdadeira consultoria. Embora seja à distância, recebemos mais informações que cursos presenciais, pois, você nos guia por cada etapa e ter as respostas atendidas por perguntas mal elaboradas e mal formuladas pela cabeça de um leigo, ou seja, ter estas dúvidas sanadas é de grande valia. A maioria de cursos nos dá uma visão teórica e holística de assuntos, aqui eu tô me sentindo no núcleo, e não como um elétron distante e circulando vagamente.

Com certeza após terminar o curso e com a intenção em daqui pro final do ano já estar com alguns produtos importados para venda no mercado interno, penso em realizar o curso de exportação e o de consultoria para começar a enviar produtos daqui ao exterior.

Espero que você tenha paciência e vontade (pois sei que você ama o que faz) em continuar esses meses comigo.

Continue a Realizar e Exponenciar, sempre!!

Sinceramente,
 

Glauco

Curso que fez: Analista de Comércio Exterior

Olá Henrique, tudo bem?

Bom gostaria de contatá-lo mais uma vez e dessa vez para dar uma boa noticia. O meu esforço não foi em vão desde o dia primeiro já tenho trabalhado como assistente de COMEX, tão logo terminei o curso eu arrumei emprego, o que me deixa muito feliz. Entrei como assistente e acho que é um trabalho relativamente fácil e que teria condições de fazer algo mais desafiador, mas essa é a porta de entrada não é mesmo? só cabe a mim saber aproveitar essa oportunidade agora. Então mais uma vez obrigado pela dedicação e profissionalismo com a qual trata seus alunos, sinta-se parte desta minha conquista também.

Mais uma vez Grato.


Curso que fez: Importação presencial

Saí de Campinas – SP para ir a BH fazer o curso com o Professor Henrique, e sem a menor sombra de dúvida, fiquei satisfeito por cada centavo investido em Passagem aérea, táxis, hotéis, entre outros gastos.

Nota-se que o conhecimento do Henrique é bem mais que alguém que fez um curso e já saiu dando treinamentos por aí. É notado de cara, que o conhecimento do professor é de alguém que viveu por muitos anos, trabalhando neste setor, que é carente de informações relacionadas ao comercio exterior. O ritmo das aulas também é bastante agradável, fazendo quem nunca importou nada, ficar ciente dos processos.

Tudo explicado em material impresso e digital (um cd com várias informações, exemplos, etc.).

Enfim, não tenho motivos para fazer propaganda enganosa. Recomendo o curso para as pessoas  que não possuem informações sobre comercio exterior, saibam com segurança, os mais diferentes processos, detalhes e termos, que certamente fazem a diferença. Hoje eu posso fazer o meu planejamento de importação com segurança e tranquilidade, sem ter medo de surpresas. 

Jorge Augusto - Campinas - SP

Apresentação dos Cursos

 

Conteúdo

Despacho Aduaneiro na Importação e na Exportação

Requisitos e Procedimentos para o exercício das Profissões de Despachante Aduaneiro e de Ajudante de Despachante Aduaneiro

Atividades relacionadas com o despacho aduaneiro, pré-requisitos para se tornar um despachante, exame de qualificação técnica, registro de despachante aduaneiro, procedimentos para solicitar o registro como ajudante de despachante aduaneiro na receita federal.

Profissão de Despachante Aduaneiro

Atuação, Honorários, Federação nacional dos despachantes aduaneiros, Sindicato dos despachantes aduaneiros, Exemplos de documentos que os despachantes solicitam aos clientes (Procuração,  Formulário de Cadastro, Exemplo de Solicitação de Numerário).

OEA - Operador Econômico Autorizado

Informações sobre o programa de certificação OEA para despachantes aduaneiros, pré-requisitos e procedimentos para solicitação da certificação.

Exame de Qualificação Técnica para Ajudante e Certificação OEA para Despachantes

Inclui gabarito de provas já aplicada pela Receita Federal que você poderá usar para estudar.

Incoterms - International Commercial Terms

Versão 2010: EX-WORKS, FCA, CPT, CIP, FOB, FAS, CFR, CIF, DAT, DAP, DDP

Habilitação da empresa no Radar - Receita Federal

Modalidades de Habilitação, Limites para importar e para exportar, Formulário para requerimento da habilitação na Receita Federal, Cadastro no Domicílio Tributário Eletrônico, Documentos exigidos para cada modalidade.

Habilitação do Responsável Legal por Pessoa Jurídica

Habilitação do responsável legal pela empresa e dos representantes legais da empresa.

Dispensa de Habilitação no Radar

Operações de importação com dispensa de habilitação no Radar.

Credenciamento de Representantes Legais para acesso ao Siscomex

Como realizar o credenciamento do despachante aduaneiro ou funcionário da empresa no Siscomex, Documentação necessária para apresentar na Receita Federal.

Revisão e Suspensão da Habilitação e do Credenciamento

Situações quando a revisão da modalidade de habilitação poderá ser feita e situações quando a suspensão da habilitação poderá acontecer.

Prazos e Intimações

Prazos definidos pela Receita Federal para conceder a análise de habilitação e prazos previstos para responder as intimações.

Passo a Passo

Passo a passo do processo de habilitação para ajudar você mesmo a fazer seu processo.

Processo Digital

Como preparar o processo digital com o SODEA - Solicitação de dossiê digital de atendimento, SVA - Sistema de Validação de arquivos digitais e PGS - Programa gerador de solicitação de juntada.

Classificação Fiscal de Mercadorias

Sistema NCM/SH e TSP.

Logística Aplicada ao Comércio Exterior

Marcação de Volumes, Modais de Transporte, Composição do Frete, Seguro, Tipos de Avarias, Tipos de Cargas, Tipos de Containeres, Tipos de Navios, Planejamento do processo de logística no comércio exterior, Despesas envolvidas no processo de logística.

Despacho Aduaneiro de Importação

Sistemática do Processo de Despacho Aduaneiro na Importação.

Procedimentos para realização do despacho aduaneiro

Declaração de importação / Declaração Simplificada de importação

Licença de importação / Licença Simplificada de importação

Trânsito aduaneiro

Parametrização

Apresentação de documentos que instruem o processo de despacho aduaneiro

Pagamento de impostos federais e estadual

Fiscalização aduaneira

Desembaraço aduaneiro

Comprovante de importação

Multas e penalidades

Riscos existentes no processo de despacho aduaneiro de importações consolidadas na origem (de diversos fornecedores no exterior) e amparadas por um único conhecimento de embarque house

Cobrança de Demurrage na Devolução dos Containers

Despacho Aduaneiro de Exportação

Etapas do despacho aduaneiro de exportação

Embarque antecipado

RE prévio ao embarque

RE posterior ao embarque

Prazos para início do despacho aduaneiro

Registro de exportação

Declaração de exportação

Despacho realizado em REDEX

Despacho fracionado

Transformação em exportação temporária em definitiva

Despacho em situações especiais

Declaração simplificada de exportação - DSE

Confirmação de presença de carga

Envio da declaração para despacho

Parametrização e Distribuição

Entrega e recepção de documentos

Documentos de instrução do despacho por DE e DSE

Dispensa de apresentação de documentos

Conferência aduaneira

Exame documental

Verificação física

Perícia técnica

Amostragem

Mercadorias a granel

Divergências e exigências

Carta de correção de notas fiscais

Consulta a exigências

Interrupção do despacho

Desembaraço / Desembaraço com divergência

Devolução de documentos

Trânsito aduaneiro

Procedimentos em caso de furto / roubo de mercadoria

Embarque

Registro e guarda dos documentos de embarque

Averbação / Averbação com divergência

Retificação do despacho

Cancelamento do despacho

Documentações, Declarações, Termos Técnicos e Legislações

Fatura Pro-Forma, Fatura Comercial, Packing List, Conhecimento de embarque, Legislação Aduaneira e Legislação de comércio exterior.

Modalidades de Pagamento

Pagamento Antecipado, Remessa sem Saque, Cobrança Documentária, Carta de Crédito.

Situações onde é necessária uma carta de vínculo do fornecedor para envio de pagamento.

Cálculo de Tributos e Despesas Incidentes na Importação

II, IPI, ICMS, PIS, COFINS, AFRMM, outras taxas e despesas incidentes no processo de importação.

O aluno terá informações sobre como calcular os tributos e informações sobre as bases de cálculos.

Investigações e Defesa Comercial

Produtos que poderão estar sujeitos a processos de investigação comercial, salvaguardas, antidumping ou medidas compensatórias.

Estimativa de custos da mercadoria a ser importada

Orientações para elaboração de uma planilha de custos na importação para obter estimativa de custos da mercadoria que será importada, informações sobre as despesas tributárias e não tributárias que incidem na importação.

Tratamentos Administrativos na Importação

Importações sujeitas a licença de importação, Antidumping e Medidas Compensatórias.

Importação Paralela

Referências jurídicas sobre a possibilidade de importar produtos de marcas conhecidas.

Barreiras Técnicas na Exportação e na Importação

Como Identificar Barreiras Técnicas para Exportação dos Produtos.

Processo Antidumping, Anuências Prévias, Procedimentos Administrativos e Salvaguardas na Importação.

Novoex - Siscomex Exportação Web - não inclui uso do simulador online.

Informações gerais sobre a utilização do sistema, Registro de Exportação, Declaração de Exportação, Declaração Simplificada de Exportação, Registro de Crédito, Confirmação de presença de carga.

Regulamento Aduaneiro

Como Utilizar o Regulamento Aduaneiro nos processos de Despacho Aduaneiro na Exportação e na Importação.

Estudo profundo e detalhado do regulamento aduaneiro e seus artigos, permitindo ao aluno conhecimento avançado sobre administração das atividades aduaneiras, fiscalização,  controle e tributação das operações de comércio exterior.


Siscomex Importação

Siscomex Importação

Informações sobre como acessar o Siscomex Importação.

Versão Nova (Web)

Apostila detalhada com apresentação das telas dos sistema e com explicação sobre o preenchimento dos dados nas telas que forem apresentadas. Apresentação de forma fácil e didática.

Licença de Importação

Preenchimento da licença de importação.

Declaração de Importação

Preenchimento da DI e Registro da DI.

Extrato da DI e Comprovante de Importação

Como emitir o extrato da DI e o comprovante de importação no Siscomex.

Acompanhamento do Despacho Aduaneiro

Como acompanhar o despacho aduaneiro através do Siscomex.

Aviso: O curso aborda apenas o preenchimento da DI e da LI. O curso aborda a DSI e LSI, pois a sistemática de preenchimento dos dados é basicamente a mesma para os dois tipos e quem sabe preencher a DI e LI vai saber também como preencher a DSI e LSI (pois o preenchimento delas é bem mais simplificado).

 

Despacho Aduaneiro na Importação de Veículos

Importação para pessoa física - Importante

Possibilidade do importador pessoa física fazer a importação de veículo novo para uso próprio sem pagar o IPI na importação.

Inclui referência do escritório de advocacia que ganhou a causa para o cliente na justiça federal.

Importação Paralela

Referências jurídicas sobre a possibilidade de importar produtos de marcas conhecidas.

Sistemática do Processo de Importação de Veículos

Passo a Passo do Processo de Importação.

Quem pode importar veículos

Importação de veículos por pessoa física e por pessoa jurídica.

Órgãos do governo envolvidos na importação de veículos

Ibama, Denatran, Decex, Receita Federal do Brasil, ABNT, Inmetro, CETESB, Outros órgãos.

Procedimentos prévios junto ao Ibama e ao Denatran para importação de veículos

LCVM, LCM, CAT, RENAVAN, Certificado de Segurança, Licença de Importação, Informações sobre Taxas Administrativas, FUNSET, INFOSERV, WMI.

Órgãos do governo envolvidos na importação de veículos

Ibama, Denatran, Decex, Receita Federal do Brasil, ABNT, Inmetro, CETESB, Outros órgãos.

Homologação junto ao Ibama e Denatran

Informações sobre empresas que fazem a homologação junto ao IBAMA e DENATRAN para o importador.

Instituição Técnica Veicular

Informações sobre instituições técnicas veiculares homologadas pelo Denatran / Inmetro.

Certificado de Segurança Veicular - CSV

Informações sobre o certificado de segurança veicular.

Destinação de pneus

Regra sobre destinação de pneumáticos de veículos importados.

Importação de Veículos Usados

(Apenas Informações Gerais, sem Procedimentos Detalhados)

Importação de veículos usados, Importação de veículos para fins culturais e de coleção, Importação de veículos havidos por herança.

Legislação

Legislação relacionada com o processo de importação de veículos.

(Denatran, Ibama, MDIC, Receita Federal)

Referências de Prestadores de Serviços

Inclui referências de empresas que trabalham com classificação fiscal de mercadorias,  homologação de veículos, logística e despacho aduaneiro no Brasil.

Apresentação do Professor

Valor do Curso de Despacho Aduaneiro

Pagamento com Parcelamento

No cartão: 550,00 - (Até 10x 55,00)

_________________________________________________________________________________________

Pagamento à vista com desconto

Depósito na conta ou boleto: 490,00


Este portal de cursos faz parte do Grupo GS Educacional

Av. Contorno 6594 - 17º andar - Lourdes - Belo Horizonte - MG

 Tel: (31) 3225.9504  - WhatsApp / Celular: (31) 98411.8218

Emails para contato